Quentin Tarantino é um dos grandes diretores dos últimos vinte anos. A partir de Cães de Aluguel, seu primeiro longa-metragem, seus filmes têm causado furor por onde passam, no circuito comercial ou em festivais de cinema de qualquer lugar do mundo.
Qual é o mistério de tanta adoração por esse cinema referencial e apaixonado do diretor? Como lidar com seu cinema sem conhecer ao todo (o que seria impossível) suas referências cinematográficas?
Este curso pretende, em três aulas de quase quatro horas de duração, investigar esse universo com trechos de filmes dirigidos por Tarantino e por cineastas que o influenciaram ou foram influenciados por ele, textos críticos sobre seus filmes, e pequenos debates em sala de aula.
AULA 1: Os primeiros filmes. Influências e influenciados. Sérgio Leone, Brian De Palma, cinema barato europeu (sobretudo italiano) John Woo, King Hu e Chang-Cheh. A influência do cinema oriental. A turbulência no cinema independente americano. A transição do gueto cult para o limiar do blockbuster. A brincadeira com gêneros e a revitalização de artistas que estavam esquecidos (John Travolta, David Carradine, Pam Grier, Robert Foster).
- Exibição de trechos dos filmes Três Homens em Conflito, Um Tiro na Noite, e obras de Chang Cheh e King Hu, entre outros. Além de Cães de Aluguel e Pulp Fiction.
AULA 2: A consolidação de um estilo. A incompreensão de alguns espectadores com Jackie Brown, sua maior obra. O díptico Kill Bill e o tratado sobre vingança.
- Exibição de longos trechos de Jackie Brown, e de trechos de Kill Bill 1 e 2.
AULA 3: O cinema de Tarantino na segunda metade dos anos 2000. A parceria com Robert Rodriguez em À Prova de Morte e outros filmes não dirigidos por ele. A recepção a Bastardos Inglórios. Os diretores influenciados por Tarantino, nos EUA e no resto do mundo.
- Exibição de trechos de À Prova de Morte e Bastardos Inglórios (a confirmar). Trechos de Inglorious Bastards, filme original de Enzo Castellari que inspirou o último de Tarantino. Trechos de filmes mostrando sua influência para diversos cineastas, bons ou ruins.
PROFESSOR: Sérgio Alpendre, crítico de cinema da Contracampo, colaborador da Folha SP (Guia de livros, discos, filmes) e do UOL.
QUANDO: dias 19, 20 e 21 de janeiro, às 19h30 (de terça a quinta).
ONDE: Rua Aureliano Coutinho, 278 - conj. 32. Higienópolis - São Paulo.
INFO: tel: 7414-3534 / e-mail: sealpendre@gmail.com
QUANTO: 150 reais.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)